História


Com origem numa empresa familiar em nome individual de José Ferreira Gomes, nasce a Ferreira Gomes & Filhos, Lda em 1993, com pai e os 2 filhos agora como sócios.
Esta empresa trabalhava com borra de vinho e vinho como matérias-primas e produzia aguardente vínica e álcool bruto.
No ano de 1989 passa a dispor de cromatografia gasoso para análise de aguardentes e álcool no seu laboratório.
No ano de 1990 Montou um conjunto de colunas de álcool retificado. As primeiras no país de construção metalomecânica 100% nacional.
No ano de 1993 Novo produto. Inicia a produção de tartarato de cálcio. Deriva da borra destilada e é a matéria-prima do ácido tartárico ( regulador natural de acidez).
Ano de 1998. Novo processo. Destilação do bagaço de uva. Passa a disponibilizar aos seus fornecedores/clientes a recepção da totalidade dos seus subprodutos, borras e bagaços.
Ano de 2003. Mudança de instalações. Consequente remodelação de todas as linhas do processo fabril.

Nas novas instalações, introduziram-se os seguintes novos processos:

  • Secagem do bagaço da uva destilado através de secador rotativo.
  • Separação da grainha, do bagaço seco.
  • Caldeira de vapor a biomassa. Usa como combustível o restante bagaço seco. Nas antigas instalações a Caldeira usava nafta (combustível fóssil).
  • ETAR com processo anaeróbio de produção de biogás.
  • Implementação de autómatos e programas de monitorização de toda a Destilaria. Incremento na capacidade de controlo do funcionamento das colunas de destilação, caldeira biomassa, secador, tartaratos e ETAR.

ETAR com novo processo. Construídos 4 digestores de digestão anaeróbia. Com o objetivo de reduzir as lamas produzidas e o consumo elétrico total.
Nota que todos os novos processos depois de implementados são constantemente acompanhados com vista há melhoria ao longo do tempo. Esta política da casa permite conhecer a fundo todos os processos, com vista a melhorar a eficiência, rentabilidade e fiabilidade.